CASAL EM FESTA DO ST. PATRICK |
A ilha esmeralda como a Irlanda é conhecida, normalmente fica fora dos roteiros internacionais comuns planejados pelas agências de viagem brasileiras. Mas apesar de não ter monumentos e locais tão celebrados pelo mercado do turismo como a Torre Eiffel ou o London Eye, vale a pena dar uma esticadinha até a terra do U2 e ver que há muito mais do que se imagina. Afinal, foi a Irlanda que deu origem e inspirou escritores célebres como Francis Bacon, Bram Stoker e Oscar Wilde, entre outros.
Dublin é a Capital da República da Irlanda e pode-se dizer dos pubs. É lá que fica a fábrica da famosa cerveja Guinness, um ponto turístico
muito visitado onde é possível conhecer os 252 anos de história da cervejaria através de um grande acervo fotográfico, videográfico e do antigo maquinário desativado. No final do percurso o visitante é convidado para provar uma pint de Guinness e contemplar Dublin de um terraço alto com visão panorâmica.
Localizado na região central da cidade o Temple Bar também é um reduto dos admiradores da cerveja. Lá o turista encontra pubs centenários com música e dança irlandesa ao vivo. A alguns metros dali, após o monumento da Molly Malone, fica a Grafton Street onde além de fazer compras em boas lojas é possível admirar diversos artistas de rua fazendo suas performances. A cada 15 metros de caminhada na Grafton é possível assistir a um cantor de ópera executando Bach, um trio de violinistas tocando As Quatro Estações de Vivaldi e um contemporâneo grupo de jazz ou pop rock. Em agradecimento, o público costuma jogar de € 0,50 a € 2,00 para os músicos ou artistas.
PARQUE ST. STEPHEN GREEN |
É possível fazer muito turismo sem gastar dinheiro em Dublin. Perto da Grafton Street fica o parque St Stephen´s Green, onde os patos, cisnes e tulipas deixam a paisagem encantadora. No verão, quando o sol dá as caras na Irlanda, o parque vira uma "praia". É a hora de os irlandeses colocarem as peles branquinhas de fora para tomar um "bronzeado". Basta esticar um pano sobre a grama e pronto! Eles aproveitam o sol - este convidado raríssimo no país.
TULIPAS DO JARDIM BOTÂNICO |
O Jardim Botânico da cidade também tem entrada gratuita e conta com belíssimas plantas e flores. É bom ver aquelas que só sobrevivem no frio e por isso não são comuns no nosso Brasil tropical.
Um local muito interessante para visitar é o Museu de Arqueologia de Dublin, que traz evidências dos ancestrais da Irlanda. Artefatos, armas e jóias Vikings, roupas e objetos de diferentes eras podem ser encontrados. Mas o mais curioso são os corpos que foram preservados em um tipo de bioma só presente deste lado do planeta definido em inglês como bog. O bog possui um tipo de ácido capaz de preservar tudo, de alimentos à cadáveres. Graças a este solo hoje podemos ver corpos de pessoas que ocuparam a ilha esmeralda 400 anos a.C.
Outra região a se visitar é a Irlanda do Norte, que não pertence à República Independente da Irlanda e sim ao Reino Unido. Outrora palco de conflitos entre o separatista IRA e o poderio Britânico, com atentados à bomba, hoje os turistas visitam tranquilos até mesmo Londonderry, onde o IRA nasceu e onde manifestantes foram assassinados por tropas britânicas em 11 de Março de 1983 no propalado domingo sangrento, que inspirou Bono Vox a compor a canção Sunday Bloody Sunday.
Há alguns quilômetros da capital Belfast - onde foi construído o navio Titanic - dá para ir à praia em Portstewart, mas entrar na água gelada de roupa de banho é uma proeza que só os nórdicos estão acostumados. Os brasileiros, bem agasalhados se conformam em assistí-los nadarem.
Um destino imperdível na Irlanda do Norte é o Giant´s Causeway - declarado patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986. O lugar impressiona pelo ineditismo da paisagem. Atividades vulcânicas fizeram o solo rochoso ficar parecido com blocos hexagonais acomodados lado a lado - ou seja, nada de usar salto alto por lá! O engraçado a respeito do Giant´s Causeway é a lenda que explica a sua existência. Os mais antigos contam que um gigante irlandês fez um caminho de pedra sobre o mar para chegar até a Escócia (que fica bem perto dali!) e brigar com outro gigante.
IRLANDESA NA FESTA DE ST. PATRICK |
O que não falta na Irlanda são histórias cheias de imaginação para explicar fenômenos naturais. A explicação para o fato de a ilha não possuir cobras é simples...o padroeiro da Irlanda Saint Patrick, responsável por levar a religião cristã aos irlandeses foi quem teria expulsado as indesejáveis serpentes. Agora, como elas foram embora, se de barco ou nadando, isso ninguém explica!
Costumes irlandeses:
* Tomar chá preto com leite.
* O irlandês paquera convidando a mulher para um café.
* Diferente dos brasileiros que tem a noite toda para ficar na balada os irlandeses tratam de ficar bêbados bem rápido porque às 2h da madrugada os pubs fecham e tocam todo mundo para fora.
Expressões típicas:
* Em vez de thank´s os irlandeses agradecem dizendo cheers.
* Quando acham alguma coisa legal eles não dizem great, mas grand ou brilliant.
* O como vai deles é what´s the craig? ou what´s the story?
Ô delícia de ilha linda... e vc ainda não veio visitar... tsc, tsc, tsc...
ResponderExcluirbjoca, bro
Nossa... fantástico!!! Dá até vontade de ir agora!!! Ainda mais para curtir o verão irlandês, porque o inverno eu dispenso...rs.
ResponderExcluirMaravilha, gostei muito!
ResponderExcluirAiaia! Aguardem que vem mais novidades!
ResponderExcluir